quarta-feira, 22 de maio de 2013

Translucência Nucal

Bem, como tinha prometido, hoje vou falar um pouco sobre a ultrassonografia de Translucência Nucal.
Esse exame já faz faz dos exames solicitados no segundo trimestre de gestação.

Perto das 13 semanas, o médico pode pedir uma ultrassonografia para fazer o exame de translucência nucal - a medição de uma dobra especifica na nuca do bebe e a verificação da presença do osso nasal - , para detectar sinais de problemas genéticos como a Síndrome de Down. O momento ideal para a realização desse exame é na 12ª semana.
Na maioria dos casos o resultado é tranquilizador, mas, se o médico desconfiar de alguma alteração, pode sugerir a realização de exames genéticos mais invasivos, como a biopsia do vilo corial ou a amniocentese. No ultrassom realizada nessa fase, ainda não dá para determinar com certeza o sexo do bebe, mas o ultrassonografista pode arriscar um chute, pelo angulo do apêndice genital - mas a chance de acerto não passo dos 80%.
Fonte: site brasil.babycenter.com

Então vamos ficar atentas sempre, e como sempre falo, é necessário fazer consultas regulares ao seu médicos, fazer o pré-natal de maneira correta, cuidar da alimentação, praticar atividade fisica (autorizado pelo medico), fazer o exames e esperar...esperar o momento magico de estar com o seu bebe em seus braços!!

Abraço a todas...

terça-feira, 21 de maio de 2013

Menino ou menina?

Olá pessoal, estava esperando por maiores novidades para poder compartilhar com vocês, mas infeliz mente ainda não as tenho...e a ansiedade continua e dessa vez pior!
Com 13 semanas fiz a ultrassom de Translucência Nucal (amanhã falo sobre ela) e esperava já ver o sexo do meu bebe, mas não deu e ficou pior porque o medico disse que a chance de ser menina é de 80%, isso só fez aumentar a vontade de tirar essa duvida. Mas como já estou com 14 semanas, isso esta ficando cada vez mais perto..logo logo saberei se serei mãe de uma rainha ou de um herói!!rsrsrssr
Bem..essa é minha "barriguinha" de 14 semanas, foto tirada domingo (19/05) dia no meu niver!


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dicas para futuras mamães

Quando decidimos engravidar, surgem muitas duvidas, como devemos preparar o corpo, a mente, a casa...
por isso decido colocar aqui algumas dicas para as futuras mamães. Lembrando sempre que o médico deve sempre ser consultado.
Ao consultar o médico, ele certamente pedirá vários exames. Exames ginecológicos, de sangue, de urina.
Muito importante também fazer acompanhamento da pressão arterial, principalmente se houver histórico de hipertensão na família.
Para as futuras mamães que fumam e bebem, tenho uma péssima noticia, você terá que abandonar esses hábitos, tudo isso para o seu bem e o bem do seu futuro bebe.
Nessa primeira consulta, onde seu medico pedirá os exames que são chamados de exames pré concepcionais, certamente ele já irá pedir para você começar a tomar Ácido Fólico.
E é sobre esse suplemento que quero falar hoje. A importância do ácido fólico na formação dos bebes.
Segue ai informações importantes sobre o ácido fólico:

Defeitos na formação do tubo neural do bebe são evitados em grande parte com a suplementação de ácido fólico. A orientação é que mulheres que estejam pensando em engravidar tomem pelo menos 400mcg de ácido fólico por dia, mantendo a suplementação até pelo menos a 12ª semana de gravidez. É um comprimidinho que deve ser tomado uma vez ao dia. Ele não serve para ajudar a engravidar, e sim para evitar problemas no bebe.
É importante começar a tomar o suplemento antes porque a formação do tubo neural acontece muito no principio da gestação, quando muitas vezes a gravidez ainda nem foi detectada pela mulher. Há profissionais que defendem até que toda mulher em idade fértil , mesmo que não esteja pensando em engravidar, tome o suplemento. Em alguns casos, os médicos podem recomendar uma dose bem maior de ácido fólico, de 5mg por dia.
(Fonte: http://brasil.babycenter.com/)

Bem, hoje fico por aqui. Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas duvidas....mas sempre procurem o médico!!



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ansiedade

Próximo de completar as 12 semanas está me batendo uma ansiedade.
Ansiedade em saber se a vida que cresce dentro de mim será menino ou menina.
Eu sempre sonhei em ser mãe de uma linda menina, para enfeita-la como se fosse minha boneca, o primeiro nome que escolhi, desde que sonhei em um dia ser mãe, foi de menina.
Achava estranho ouvir as grávidas dizerem que não tinham preferencia, a  maioria sempre dizia que o importante era vir com saúde, eu sempre duvidei disso. Mas isso é estranhamente real. Desde que soube que estava grávida, minha preferencia sumiu, e quando alguém me pergunta sobre o que eu gostaria que fosse, respondo a mesma coisa da qual eu duvidava: pra mim tanto faz, o que importa é que tenha saúde!
Definitivamente, não prefiro nada mesmo, mas tenho algo dentro de mim que diz que já sei o sexo do meu bebe. As pessoas dizem que a mãe sabe, tenho medo de está errada, mas talvez quem sabe, no lugar de Esther eu esteja esperando na verdade um Lucas??!!
Essa incerteza é o motivo de minha ansiedade, estou ansiosa por que não vejo a hora de para de chamar de bebe e passar a chama-lo pelo nome, não vejo a hora de comprar roupinhas que não sejam "neutras", poder planejar a decoração do quarto, o chá de fraldas, comprar os lençóis, as bolsas, a saída da maternidade, os sapatinhos, se eu for ficar aqui enumerando será muita coisa.
Minha ansiedade não está baseada em preferencias mas sim na vontade de começar organizar cada detalhe, de preparar tudo para que meu bebe seja recebido da melhor forma possível, para que ele saiba que tudo foi preparado com muito amor e muito carinho, para que tenha aqui fora o mesmo conforto que ele já tem dentro do meu ventre, para que possa continuar se sentindo amado e desejado.
Venha Lucas ou Esther, que venha com muita saúde, em um lar que se preparou para recebe-lo (a), que sonhou, planejou e sempre o/a amou e sempre o/a amará.